Publicado por: goretef | setembro 28, 2009

Limites do planeta já foram extrapolados

A matéria é de Fabiano Ávila  e foi publicada pela Revista Fórum de 25 de Setembro de 2009.

“Grupo de cientistas estipula nove fronteiras no sistema terrestre que os seres humanos não poderiam ultrapassar para o seu próprio bem, porém três delas já ficaram para trás, colocando em risco a capacidade da Terra de regular a si mesma.

Quanta pressão o planeta ainda pode suportar antes que comece a entrar em colapso? Foi com esta pergunta em mente que um grupo de 29 pesquisadores de diversas partes do mundo resolveu procurar por “fronteiras” no sistema terrestre que deveriam ser respeitadas para se evitar grandes catástrofes ambientais e climáticas.

A resposta veio com o trabalho ‘A safe operating space for humanity (algo como “Um espaço operacional seguro para a humanidade”) publicado na edição desta quarta-feira (23), da revista Nature”. Leia mais >>

No gráfico abaixo [Fonte nature.com], a equipe de pesquisadores mostra que os limites em três sistemas (taxa de perda de biodiversidade, mudanças climáticas e da interferência humana no ciclo do nitrogênio), já foi ultrapassado.

O sombreamento interior na cor verde representa o espaço de manobra de segurança proposto por nove sistemas planetários. As tarjas vermelhas representam uma estimativa da posição atual de cada variável.

Gráfico sobre os limites do planeta_Nature


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: