Publicado por: goretef | fevereiro 15, 2010

Escolas sustentáveis na Inglaterra

Um guia para reduzir a pegada de carbono das escolas inglesas – a construção, a sua comida e resíduos – e melhorar o currículo. Do The Ecologist, parte da Guardian Environment Network :

Com sequestro de carbono escolas inglesas perfizeram 9.4m de toneladas de CO2, e muitas campanhas para escolas “verdes” já estão em curso. Mas a redução do carbono não é o único objetivo. Os edifícios escolares, alimentos, resíduos – mesmo o currículo escolar devem estabelecer uma conexão e valorização ambiental.

Veja no guardian.co.uk (em inglês)

Em março de 2009, no lançamento do filme The Age of Stupid em Londres, o ator Ed Miliband desafiou o Ministro da Mudança Climática, (incrível, que os ingleses tenham um ministério só para este tema!), a mudar as regras para a emissão de CO2 do país. Se o Ministro conseguisse, ele,  Miliband, nunca mais votaria no partido dos trabalhadores. (Na falta de um ministro de mudança climática no Brasil, poderíamos desafiar diretamente o Lula. O que acham? Nunca vi uma proposta tão compatível com o nosso presidente).

O Ministro, então, lançou a 10:10 UK, uma campanha para impulsionar os ingleses a reduzir as emissões totais do país de CO2 em 10% até 2010.

Segundo a proposta, a pegada de carbono pode ser medida em 4 bases de emissão principais – consumo de energia elétrica, de combustíveis fósseis, transporte terrestre e aéreo.

As empresas, escolas, universidades e ONG’s  foram convocadas para assinar um compromisso de redução nestas áreas. A organização do programa 10:10 UK encarrega-se de ensinar como fazer. Logo, é preciso que essas organizações e instituições provem que fizeram. Até o final de 2009, mais de 37 mil ingleses, 1.200 empresas, 280 escolas e universidades, e 560 ONG’s já haviam aderido ao programa.

Siga-nos no Twitter


Responses

  1. Meu é Terezinha, sou professora de bilogia , mestra em gestao e auditoria ambiental, trabalho a quase 10 anos na pespectiva escolas sustenvel, por acrediar nessa proposta, coordei o programa vamos cuidar do Brasil com as escolas, onde a nossa meta são as escolas sustentaveis, através da criação das COM-VIDAS e implantação das agendas 21 escolar aqui no nosso estado tambem temos o compromisso de reduzir a emissão de carbono

    Terezinha Vinhote Meireles


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: