Publicado por: goretef | fevereiro 19, 2010

Os quadros divertidos de Arcimboldo

Estive recentemente no Recife e, em garimpagens que fiz na Livraria Cultura, encontrei um livro interessante, didático, lúdico, divertido e muito útil  para reforçar o que já vinha falando em aula sobre as relações homem/natureza, cultura/natureza.

Trata-se do  livro  Os quadros divertidos de Arcimboldo, de Sylvie Girardet e Nestor Salas, editado no ano passado pela Companhia das Letras.

Na disciplina “Teoria sistêmica e gestão escolar na perspectiva ambiental” – que implementamos no curso de especialização em “Educação Ambiental na Gestão, Currículo e Ensino” (FIP/Fund.Francisco Mascarenhas/Acácia Pingo d’Ouro) – observamos como a natureza está representada em obras de artistas contemporâneos como Salvador Dali, Arcimboldo e Eckhout.

Como falei em post anterior, a idéia é tentar classificar os elementos da natureza e da cultura a partir das imagens, dos traços culturais impressos pelos autores, os contextos e poéticas, descobrindo e realçando os elementos da natureza contempladas em suas obras. Neste aspecto, a obra de Arcimboldo oferece um potencial imenso de interpretações e ilações, para explorar com alunos a relação cultura natureza.

Arcimboldo foi um pintor italiano que viveu grande parte de sua vida na Áustria; também foi arquiteto, engenheiro, cenógrafo de teatro e organizador de festas. Em sua obra, expõe elementos da natureza, agrupados por temas que propõe, agrupados sob o formato retrato ou perfil. Apresenta paisagens antropomorfas, figuras compostas  flores e plantas, frutas e legumes,  folhas amarelas, frutas maduras e secas, cogumelos e avelãs, troncos e galhos secos, que representam as estações: verão, inverno, outono e primavera.

Arcimboldo subverte a natureza, evocando o seu aspecto simbólico e espiritual – expresso na harmonia e no equilíbrio de cores quentes com tons de verde; detalhista, mas com característica ocultista. Como atividade, as crianças podem procurar, nos quadros de Arcimboldo, detalhes escondidos e decifrar pinturas interessantes.

O livro Os quadros divertidos de Arcimboldo pode enriquecer as atividades pedagógicas, principalmente com crianças, pois sugere jogos, brincadeiras que apresentam a vida movimentada do artista, e os traços culturais da época em que ele viveu.

O livro, de 48 páginas, é ricamente ilustrado, leve como uma pluma. Está à venda na Companhia das Letras (R$29,50),  Fnac (25,80), nas Americanas (R$ 24,90), na Livraria Cultura, entre outras livrarias.

Siga-nos no Twitter.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: