Publicado por: goretef | abril 18, 2011

O menino & os pássaros

Para Tude Celestino

Certo que eu fosse menino
Vinha no sopro do vento
Pegar esses passarinhos
Nos quintais desse convento
Pulava o muro do canto
Pé descalço de mansinho
– Atrás do tamarindeiro
Vinha de corpo escondido
Pisava na grama verde
E olhava os galhos e os ninhos
– O coração sacudia
No céu que a tarde continha
Nunca vi tanto assanhaço
Bem-te-vi papo amarelo
Rolinhas gordas de pena
E os canarinhos da terra
(Minha capanga de balas
Meu bodogue de borracha
Meus olhos cheios de sonho
Minha alma cheia de nada)
Certo que eu fosse menino
Certo a saudade matava
Numa cova tão profunda
Pra não me banhar de lágrimas.

[Adelmo Oliveira, Cântico para o deus dos ventos e das águas]


Deixe uma resposta

Categorias

