Publicado por: goretef | maio 28, 2011

Ciganos de Sousa e preservação de conhecimentos tradicionais

Num passado não muito remoto, os conhecimentos de comunidades tradicionais (povos indígenas, afro-descendentes, camponeses, ribeirinhos, extrativistas, ciganos, artesãos, dentre outros) não tinham importância. Recentemente, vem ganhando relevância aquilo que apontávamos como um saber menor, por ter suas origens na tradição oral; e por manter hábitos enraizados ao longo da civilização, sem o aporte do que denominamos ciência –  em que ausência do método científico é apontada critério determinante .

Aqueles que valorizam o saber científico, e o distanciam do saber tradicional, não valorizam o processo de produção secular que gerou tal saber. Mas, não é o saber que não é valorizado e desqualificado. Esse saber agora adquire novos valores e [até] preços no mercado. O que é desvalorizado é o detentor, é a comunidade local que é desvalorizada.

O conhecimento tradicional, que não se refere apenas a um bem material, tem uma dimensão simbólica intangível, relacionada a uma riqueza de valores socioculturais que compõem a identidade da comunidade detentora, e que, ainda,  não é levada em conta pela sociedade de consumo.

Uma série de reportagens gerada pela TV Paraíba, sobre a cultura da comunidade cigana de Sousa, sobre seus valores e suas condições de vida, demonstra que as comunidades tradicionais são sociedades diferentes, porquanto devem ser aceitas e respeitadas, sem que se use este diferencial como diminuidor restritivo de sua dignidade, qualidade  ou como argumento para a sua expoliação, a expropriação de seus recursos e de seus direitos. Os saberes de comunidades, como os dos ciganos de Sousa, não devem ser considerados depreciativamente como crendices banais. Desqualificá-los desta maneira é, também, desqualificar as comunidades, e não apenas o conhecimento em si.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: