Publicado por: goretef | julho 19, 2012

“Todos os mamíferos e pássaros têm consciência” (Philip Low)

Uma notícia divulgada nesta semana pela revista Veja dará muito o que  pensar, e fará muita gente tomar consciência.

Aliás, apenas os inconscientes fazem questão de se enganarem, de tirar/levar vantagem da natureza.

Por nossa mentalidade antropocêntrica, sempre preferimos pensar que só os “serisumanos” teriam consciência, não é verdade?.

Philip Low: “Todos os mamíferos e pássaros têm consciência”

Pois Philip Low, neurocientista canadense, e mais 25 neurocientistas de todo o mundo, assinaram um manifesto (documento divulgado no último sábado (7), em Cambridge) afirmando que todos os mamíferos, aves e outras criaturas, incluindo polvos, têm consciência. O manifesto dos cientistas foi a tomada de posição, face ao resultado recente de uma compilação de pesquisas da neurociência. Representa um posicionamento inédito sobre a capacidade de outros seres perceberem sua própria existência e o mundo ao seu redor.

Chimpanzé alimenta um filhote de tigre dourado, em mini zoológico na cidade de Samutprakan, Tailândia: percepção de sua própria existência e do mundo ao seu redor (Rungroj Yongrit/EFE)

Low afirma que “todos os mamíferos, todos os pássaros e muitas outras criaturas, como o polvo, possuem as estruturas nervosas que produzem a consciência. Isso quer dizer que esses animais sofrem. É uma verdade inconveniente: sempre foi fácil afirmar que animais não têm consciência. Agora, temos um grupo de neurocientistas respeitados que estudam o fenômeno da consciência, o comportamento dos animais, a rede neural, a anatomia e a genética do cérebro. Não é mais possível dizer que não sabíamos.”

Nota: Philip Low é o criador do iBrain, o aparelho que recentemente permitiu a leitura das ondas cerebrais do físico Stephen Hawking.

A seguir, alguns vídeos do You Tube, divulgados pela revista Veja. Há, ainda uma diversidade de vídeos e imagens na web e em revistas científicas que podem reforçar as posições dos cientistas.

Pulpos: suave inteligencia (Octopus intelligence)

O vídeo mostra diversas situações em que o polvo consegue resolver problemas. Desde a captura de presas em diferentes tipos de recipientes até escapar de locais extremamente difíceis. As situações mostram que o animal é capaz de formular soluções para problemas específicos, o que denota, na opinião dos neurocientistas, um estado de consciência inteligente. [Revista Veja]

O corvo que faz ferramentas

Uma das condições para diferenciar seres humanos de outros animais é a capacidade de produzir ferramentas. Vários animais já demonstraram essa capacidade, como ursos e corvos. No vídeo, o animal entorta um pedaço de arame para formar um gancho. A ferramenta é utilizada para retirar o alimento de dentro do frasco. [Revista Veja]

Consciência dos elefantes

Ao avistar o filhote preso na enorme poça d’água, a mamãe elefante tenta resgatá-lo. Em seguida, outro elefante vem ajudar mãe e filho. A situação demonstra que os elefantes têm capacidade de perceber a necessidade de outros, uma das qualidade levadas em consideração na hora de definir se um ser possui consciência ou não. [Revista Veja]

Os ratos também dão risadas

Pesquisadores descobriram que os ratos também sentem cócegas, assim como os seres humanos. Ao passar os dedos ao longo do corpo dos animais, os cientistas descobriram que eles emitem um som inaudível aos seres humanos (a frequência é alta demais). A análise do áudio, contudo, revelou que os ratinhos morrem de rir. Isso só ocorreria, defendem os pesquisadores, se o animal tivesse algum tipo de consciência. “Não é possível rir inconsciente”, argumentam. [Revista Veja]

———–

Matéria: Quase Humanos

Entrevista com Philip Low: “Não é mais possível dizer que não sabíamos”, diz Philip Low

O que é consciência para a Filosofia e para a Ciência?

———–

Matéria anterior: Animais também têm consciência, dizem neurocientistas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: